![]() |
Foto tirar durante a Saída Pedagógica |
Em junho de 1981, quando os pesquisadores do Tamar chegaram, Praia do Forte era uma pequena vila com 500 moradores, sem luz elétrica, onde se chegava atravessando de balsa o rio Pojuca. A convivência com os habitantes foi fundamental. A relação com a comunidade foi nascendo aos poucos,premiando quem avisasse sobre uma tartaruga desovando e participando da realidade local. O cavalo foi substituído por um jeep de segunda mão, doado, e a casa emprestada virou alojamento. Com melhor estrutura de trabalho, dedicação e conscientização dos moradores e veranistas, a base de pesquisa e o Centro de Visitantes foram se consolidando. Em duas décadas, a vila se transformou em pólo turístico nacional e internacional e o Centro de Visitantes chega a receber duas mil pessoas por dia, em épocas de maior movimento.
O Centro de Visitantes da Praia do Forte foi criado em 1982. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil/Comando do IIº Distrito Naval, no entorno do farol Garcia D’Ávila.
A biodiversidade, a beleza natural e a riqueza histórica e cultural desta região turística fazem do Centro de Visitantes um dos mais frequentados do Brasil, atendendo a cerca de 600 mil pessoas/ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros.
Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Um espaço cultural recebe eventos com artistas nacionais, internacionais e locais. As informações estão distribuídas por todo o espaço, através de painéis em português e inglês.
(fonte: http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=1)
![]() |
Aquário dos filhotes de tartaruga |
Como chegar
Partindo de Salvador, a Praia do Forte, no município de Mata de São João-BA, fica cerca de 60 km ao norte de Salvador (75km do Centro e 50km do aeroporto internacional), através da BA-092, conhecida como Estrada do Côco. Há saídas regulares de ônibus e vans da estação rodoviária e de outros pontos da Av. Paralela de Salvador.
Ingresso - R$ 18,00
0 comentários:
Postar um comentário