segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reserva Sapiranga

Mapa do Projeto Floresta Sustentável que fica no início da Reserva
A Reserva da Sapiranga com seus 533,05 hectares de terra é caracterizado com uma área secundária de Mata Atlântica, isto porque no período da colonização portuguesa, esta área foi toda devastada para o plantio da monocultura do coco e também para a prática de uma pecuária extensiva. Hoje em dia a Mata Atlântica esta se recompondo naturalmente. A fauna e flora local são de uma exuberância, pois ali conseguem o refugio necessários para a sobrevivência, sendo a flora representada por árvores pioneiras de médio e grande porte e a fauna representados por animais ameaçados de extinção.


Animais empalhados na biblioteca



A Reserva possui 6 trilhas, sendo a menor trilha de 550 metro e a maior trilha possui 10 quilômetros. Surgiu em 1991 e já havia uma comunidade residindo, por isso, muitas famílias ainda moram na reserva. Além dos passeios ecológicos que a reserva proporciona, há também o plantio em áreas desmatadas no passado.
Rio Terebu
Na Reserva Sapiranga há 3 rios: Rio Sapiranga, Rio Pojuca e Rio Terebu.
O Rio Terebu é o único rio que cruza a reserva sapiranga inteira.
O Rio Sapiranga é pequeno no tamanho porém grande no nome, pois foi dele que originou o nome da reserva.
Viveiro de mudas
Palmeiras

Além do passeio ecológico e ar puro, a reserva também proporciona atrativos como andar de tirolesa, cavalgadas, bike tour, bugres e quadriciclos. Também existem veículos adaptados para deficientes físicos.

Como chegar:

Saia de Praia do Forte e percorra 3 km até alcançar a Linha Verde (BA 099), siga 2 km no sentido sul até a entrada à direita, para a via de acesso ao Centro de Visitantes, e percorra mais 600 m até a guarita de entrada.



0 comentários:

Postar um comentário